Trabalho docente: novos desafios para o professor pós-pandemia
Resumo
Resumo: Este artigo teve como objetivo identificar os desafios da prática docente no pós-pandemia. Para alcançar este objetivo utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, com coleta de dados em livros, revistas especializadas e internet. Desde meados do mês de março de 2020 os professores têm sido desafiados pelas restrições impostas pela pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). Desde então, os alunos tiveram que permanecer em suas casas e ao professor coube a responsabilidade de ministrar o ensino remoto, ou seja, à distância. Este desafio não é fácil devido aos problemas estruturais, principalmente das escolas. É sabido que grande parte das escolas brasileiras não possuem laboratório de informática, material didático-pedagógico adaptado para esta nova realidade de educação à distância, treinamento dos professores e até mesmo uma internet satisfatória para transmissão das aulas. Por outro lado, os alunos não estavam adaptados a esta realidade de educação remota grande número sequer possuem internet em casa ou equipamentos como computador, tablete ou smartphone para que pudessem assistir suas aulas. Estas limitações tornaram o trabalho docente ainda mais precário, devido à falta de instrumentalização e treinamento, somados à desmotivação tanto dos pais quanto dos alunos para as aulas à distância, chegando-se a conclusão de que após esta pandemia, quando o mundo e o Brasil retomarem sua normalidade, que tanto professores quanto alunos possam compartilhar desse momento novo para a educação brasileira, mas com condições para se efetivar aquilo que a legislação exige em termos de uso dos recursos tecnológicos na escola.
Palavras-chave: Prática docente. Educação à distância. Tecnologia. Pandemia.
Referências
BRASIL. Quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante a pandemia. 2020. Disponível em:http://www.mec.gov.br/article/pandemia/pdf. Acesso em: 19/10/2020.
________. Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. Brasília: Gráfico do Senado, 1996.
CRUZ, Maria Fernandes. Competências socioemocionais para contextos de crise. 2020. Disponível em:http://www.scielo.com.br/article/competências_socioemocionais_para_contextos_de_crise/pdf. Acesso em: 19/10/2020.
DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . Acessos em 05 jun. 2023.
DEMO, Pedro. Aprender com suporte digital- Atividades autorais digitais. Humanidades & Tecnologia (FINOM) - ISSN: 1809-1628. vol. 25, p.10-94. jul/set. 2020. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1284. Acesso em 04/11/2022;
FREITAS, Maria de Souza. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2011.
GONÇALVES, Maria Célia da Silva; GONÇALVES, Ailton de Souza. Impactos da inteligência artificial e das tecnologias de informação e comunicação sobre a atuação do professor de ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19. In: SALARDI, Silvia ; SAPORITI, Michele; ZAGANELLI, Margareth Vetis Diritti umani e tecnologie morali Una prospettiva comparata tra Italia e Brasile. Milano: G. GIAPPICHELLI EDITORE – TORIN, 2022. p.83-93.
GONÇALVES, Maria Célia da Silva; SÍVERES, Luiz. A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 22, p. e7250, mar. 2020. ISSN 1983-7771. Disponível em:
KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. Revista Educar, Brasília, v.2, n.121, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor? Adeus professora? Novas exigências educativas e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2008.
NOTA TÉCNICAS. O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia Covid-19. 2020. Disponível em:http://www.static.poder360.com.br/2020/05/todos-pela-educacao.pdf/ Acesso em: 19/10/2020.
PALÚ, Janete; SCHUTZ, Jenerton Alan; MAYER, Leandro. (Org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
PASSAMAI, David. Neoliberalismo, história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
PRADA, Luís Eduardo. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté: Cabral Editora, 1997.
RAMINHO, Edney Gomes; SÍVERES, Luiz. A educação pelo ensino e aprendizado da leitura à luz da complexidade e da transdisciplinaridade. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. [05-22], jan-jul. 2023. ISSN 2318-4817. DOI: 10.5281/zenodo.7883969
RAMINHO, E. G.; GONÇALVES, M. C. da S.; FURTADO, A. C. Contribuições da formação para os saberes do professor do século XXI: Um projeto a ser discutido. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 12, n. esp.1, p. e023014, 2022. DOI: 10.30612/eduf.v12in.esp.1.17109. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17109. Acesso em: 27 jun. 2023.
RAMINHO, Edney Gomes; GONÇALVES, Maria Célia da Silva; Infância e criança como construção social: cenários, avanços e prospectos. DIREITO EM REVISTA, v. 8, jan./dez. 2023. ISSN 2178-0390. DOI: 10.5281/zenodo.7968534. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/DIR_REV/article/view/4015
SANTOS, Ana Rachel Pires Cantarelli; GONÇALVES, Maria Célia da Silva; Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes. ALTUS CIÊNCIA, v. 17, n. 17, p. 423-438, 4 maio 2023. Disponível em: < http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/article/view/135 >. Acesso em: 26 de jun.2023.
SANTOS, Jovânia Arlene de Jesus. Quem são e onde estão os sujeitos da escola em tempo de pandemia? Revista Educação, São Paulo, v.1, n.2, 2014.
SAVIANI, Demerval. Educação no Brasil: concepção e desafios para o século XXI. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 3, jul. 2008.
UNESCO. Metade dos alunos do mundo sem aula por conta da Covid-19. 2020. Disponível em:http://www.unesco.org/pdf. Acesso em: 19/10/2020.