A mediação de tensões e de conflitos por meio da terapia familiar no processo de separação conjugal envolvendo menores

  • Adelaide Aparecida Moura Verges Santana da Silva Faculdade Integradora de Ensino do Araguaia IES – FIESA
  • Juliana Behrends de Souza Colégio Pedro II – CPII/RJ
Palavras-chave: Terapia Familiar. Filhos. Separação Conjugal.

Resumo

Resumo: As relações familiares sempre foram a seara de momentos felizes e, também, de conflitos entre seus membros. Uma das formas de tentar cessar as desavenças entre um casal é por meio da separação, contudo, quando há menores envolvidos, esse processo pode não ser tão simples e rápido. Por esse motivo, o presente trabalho tem a meta de descrever o papel da terapia familiar no processo de separação conjugal quando há a presença de menores. Secundariamente, busca-se, ainda, apresentar o papel da terapia familiar como recurso conciliador de conflitos e compreender como se efetiva o processo de separação conjugal para os ex-cônjuges e para os filhos. Dessa forma, esse estudo se justifica a partir da percepção de que os menores são diretamente afetados nesse processo e precisam de apoio na transição para o novo formato de família. A hipótese levantada é que ainda no século atual há desconhecimento da importância da terapia familiar como mediadora de conflitos e de tensões entre ex-cônjuges e, consequentemente, seus filhos. A metodologia a ser utilizada foi a pesquisa bibliográfica, sendo utilizados artigos pertencentes à base de dados Google Acadêmico e obras de referência relacionadas à temática em questão. Espera-se, com este estudo, dar visibilidade e importância ao profissional de terapia familiar e aos momentos de atendimento como instrumentos mediadores de conflitos.

Palavras-chave: Terapia Familiar. Filhos. Separação Conjugal.

Biografia do Autor

Adelaide Aparecida Moura Verges Santana da Silva, Faculdade Integradora de Ensino do Araguaia IES – FIESA

Possui graduação em Psicologia pela Faculdades Salesianas (1993). Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal. Possui Especialização em Saúde Pública com ênfase em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Estado do Mato Grosso, 2009. Especialização em Psicologia do Trabalho pela Faculdade Cathedral de RR (2012). Cursando Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade Integradora de Ensino do Araguaia IES – FIESA. Cursando pós-graduação em Terapia Familiar pela Faculdades Futuras Grupo Educacional Faveni. E-mail: chaide68@hotmail.com

 

Juliana Behrends de Souza, Colégio Pedro II – CPII/RJ

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana – PY (2020), Mestra em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (2018), Pós-graduada lato sensu em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português (2007), Pós-graduada lato sensu em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo – UNIVES (2019), possui aperfeiçoamento em Ensino de Língua Portuguesa/Literatura CEDERJ (2012) e em Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2010) e graduada em Português/Inglês pela Fundação Educacional Unificada Campo-grandense (2005). Atualmente, é professora regente de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Pedro II – CPII/RJ. E-mail: jubehrends@gmail.com.

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ARTIGOS