A implementação da Lei Federal nº 10.639/03: Um estudo sobre diversidade cultural em diversos espaços sociais e instituições escolares

  • Rosângela Ribeiro dos Santos Vieira Universidad Interamericana PY
  • Maria Célia da Silva Gonçalves
Palavras-chave: Lei 10.639/03; Educação antirracista; Diversidade Cultural

Resumo

 Resumo: Este artigo analisa as representações de professores de uma escola estadual em João Pinheiro (MG) em relação à implementação da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o estudo das culturas africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares. A pesquisa busca compreender o papel da escola na promoção da diversidade cultural e na construção de uma educação antirracista. A metodologia adotada envolveu entrevistas orais com oito professoras da escola, utilizando a abordagem qualitativa e descritiva da História Oral Temática. Os resultados revelaram a importância da educação antirracista como ferramenta para combater a discriminação e promover a inclusão social e racial. A diversidade cultural foi destacada como requisito fundamental para uma educação que valoriza e respeita as diversas formas de expressão. A pesquisa ressalta os desafios enfrentados pela escola na implementação da lei e a necessidade de promover reflexões críticas e transformadoras. Conclui-se que a educação antirracista é um processo contínuo que demanda o engajamento de todos os envolvidos na comunidade escolar e na sociedade como um todo.

 

Palavras-chave: Lei 10.639/03; Educação antirracista; Diversidade Cultural

Biografia do Autor

Rosângela Ribeiro dos Santos Vieira, Universidad Interamericana PY

Possui graduação em Geografia Pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá (1996). Atualmente é professora da secretaria estadual de educação do estado de Goiás. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Mestranda em Ciência da Educação pela Universidad Interamericana PY.   E-mail: arosangellaribeiro@gmail.com

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Publicado
2023-06-21
Seção
ARTIGOS