Profissão Docente: múltiplas facetas e desafios na mobilização e valorização dos saberes

  • Ana Rachel Pires Cantarelli Santos na FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA-FAFOPA.
  • Maria Célia da Silva Gonçalves
Palavras-chave: Profissão docente. Saberes. Prática.

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo abordar a profissão docente e suas múltiplas facetas, destacando que os professores são um grupo social e profissional que depende da capacidade de dominar, mobilizar e integrar saberes em sua prática. A atividade docente ocorre em um contexto de interações humanas, onde o elemento humano é determinante e dominante. Embora a profissão docente tenha passado por ambiguidades no século XIX, no início do século XX houve um maior prestígio devido às ações das Associações Profissionais de Professores e à adesão a um conjunto de normas e valores. No entanto, os professores ainda enfrentam desvalorização social e um mal-estar na profissão, que pode causar desmotivação pessoal, abandono, insatisfação, indisposição e falta de reflexão crítica. A metodologia utilizada na pesquisa foi a revisão de literatura, e os resultados indicam que a epistemologia da prática profissional é importante para compreender o conjunto de saberes utilizados pelos professores em sua prática. Os saberes da formação profissional, os saberes disciplinares e os saberes curriculares dos professores são frequentemente desvalorizados em relação aos saberes da comunidade científica.

Biografia do Autor

Ana Rachel Pires Cantarelli Santos, na FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA-FAFOPA.

Doutora em Educação, Mestre em Educação, Especialista em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Licenciatura plena em Ciências e Especialista em BIOLOGIA GERAL. Professora Servidora Pública da educação. Atualmente Diretora na FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA-FAFOPA. Coordenadora Pedagógica na Prefeitura municipal de Araripina. Tem experiência em ensino superior na área de Educação e Biologia Geral, e especializações tanto em disciplinas específicas e com ênfase na área pedagógica, como avaliação da aprendizagem, planejamento, metodologias, orientações de estágio supervisionado e psicologia da educação. Atuei como tutora à distância de Ciências Biológicas na UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PERNAMBUCO- UPE. Formadora Acadêmica; na área de PPP Projeto Político Pedagógico, BNCC currículo e Avaliação Docente. E-mail: rachel.cantarelli@gmail.com

 

Referências

ALMEIDA, J.S. As lutas femininas por educação, igualdade e cidadania. Revista Brasileira. de Est. pedag, Brasília, v.81, n.197, p.5-13, 2000.

DEMO, P. Aprender com suporte digital- Atividades autorais digitais. Humanidades & Tecnologia (FINOM), v. 25, p. 10-94, jul./set. 2020. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1284. Acesso em: 04 nov. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários às práticas educativas. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FOUCAULT, Michel (org.). Foucault: a critical reader. New York: Basil Blackwell, 1986.

HUBERMAN, Michael. Tendências gerais do ciclo da vida dos professores. In: Nóvoa, Antonio (Org.). Vida de professores. Portugal: Porto, 1999.

NÓVOA, Antònio. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Orgs.). O ofício de professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p.217-233.

NÓVOA, Antònio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antònio (Org.). Vidas de professores. , 2.ed. Porto: Porto Editora1995 p. 11–30

______ Os Professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das praticas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 25, n. 1, jan./jun. 1999. Disponível em:<http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Scheme/Vol02Num03Editorial.pdf> Acesso em: 02 abr. de 2011.

______Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antònio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000. p. 11–30

NÓVOA, Antônio. Pela educação. Entrevista concedida a Saber (e) Educar. Saber (e) Educar, São Paulo, n. 11, nov. 2006. Disponível em: http://www.sabereeducar.com.br/entrevista/entrevista.php?id=11. Acesso em: 04 mai. 2023.

NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo (2001). Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm> Acesso em 19 de fev. 2010.

SCHWAB, Joseph J. The practical 3: translation into curriculum. In: _____. (Ed.). The practical: a language for curriculum. Washington, D.C: National Education Association, 1983. p. 77-84.

SILVA, Jocileia I. P. A docência e seus conflitos. Web artigos, [S.l.], 2011. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/58985/1/A-docencia-e-seus-conflitos/pagina1.html. Acesso em: 04 maio 2023.

TAVARES, D. Escola e identidade profissional: o caso dos técnicos de cardiopneumologia. Lisboa, Portugal, Sísifo / Revista de Ciencias da Educação, n . 6, mai / ago 2008. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=18&p=97> Acesso em: 20 fev. 2011.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Oficio de Professor. História, perspectivas e desafios internacionais. 3 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

______ O Trabalho Docente. Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.

______ Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ZABALZA, A. Diários de aula. Porto: Porto Editora, 1994.

Publicado
2023-05-04
Seção
ARTIGOS