Análise dos critérios utilizados pelas empresas de micro e pequeno porte na escolha de um escritório de contabilidade

  • Nayara Mota Moura Faculdade Cidade de João Pinheiro-FCJP
  • Fábio José da Silva Faculdade Cidade de João Pinheiro-FCJP
Palavras-chave: Escritório de Contabilidade. Micro e Pequenas Empresas. Critérios.

Resumo

Resumo: A pesquisa tem como finalidade analisar os critérios utilizados pelas empresas de micro e pequeno porte na escolha de um escritório de contabilidade para suas empresas na cidade de João Pinheiro­­ – MG. Para garantir a sobrevivência das empresas no mercado é necessário contar com um escritório de contabilidade de qualidade para obter decisões de forma assertivas, evitando o endividamento e o fechamento das mesmas, é de suma importância a utilização de critérios que se tornarão validos no momento da escolha, existem empresas que buscam contadores de excelência e outras buscam a mão de obra barata. O desenvolvimento dessa pesquisa ocorreu a partir de uma abordagem metodológica que utilizou a pesquisa aplicada de natureza qualitativa exploratória. A coleta de dados envolveu aplicação de uma entrevista estruturada aplicada aleatoriamente à 38 micros e pequenos empreendedores da cidade de João Pinheiro – MG.  A pesquisa visa responder principalmente as seguintes questões: como é feito a escolha de um escritório de contabilidade pelas empresas? Qual a importância de ter um bom contador? É levado em consideração o honorário ou a qualidade do serviço prestado? Os resultados obtidos mediante o levantamento de dados coletados por meio das pessoas entrevistadas, indicam quais foram os critérios utilizados pelos empresários na escolha do seu atual escritório de contabilidade.

 

Biografia do Autor

Nayara Mota Moura, Faculdade Cidade de João Pinheiro-FCJP

Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade Cidade de João Pinheiro – FCJP. E-mail: nayara.mota@aluno.fcjp.edu.br

Fábio José da Silva, Faculdade Cidade de João Pinheiro-FCJP

Professor Especialista em Docência no Ensino Superior – Contador CRC 118.640 – E-mail: fabiolions@hotmail.com

Referências

BEZERRA, Ananda. Consultoria: o papel do consultor nas organizações privadas. Presidente Prudente: UNOESTE, 2014. 281p.

BERTI, Anélio. Manual prático de consultoria: Diagnóstico e Análise Empresarial, 1ª
reimpr. Curitiba: Juruá, 2011.

BOLSON, Eder Luiz. Educação Empreendedora. 2.ed. Belo Horizonte: SENAC/MG, 2006.

CORONADO, Osmar. Contabilidade gerencial básica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

DA SILVA GONCALVES, Maria Célia. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 10, p. 199-203, mar. 2007 . Disponível em . acessos em 21 abr. 2023.

FELICIANO, Rafaella. Comunicação CFC. Disponível em: < https://cfc.org.br/noticias/%EF%BB%BFcarreira-contabil-esta-entre-as-que-mais-geraram-empregos-em-2018-e-promete-crescimento-para-2019/ > Acesso em: 27/10/2020.
FERRONATO, A. J. Gestão Contábil-Financeira de Micro e Pequenas Empresas: Sobrevivência e Sustentabilidade. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2015. 29p.

FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. 23 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GONÇALVEZ, E. C.; BAPTISTA, A. E. Contabilidade Geral. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2011. 3p.

GEM – Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil: 2017. Curitiba: IBQP, 2018. Disponível em:
Acesso em: 16/06/2021.

GEM - Global Entrepreneurship Monitor. 2018. Curitiba: IBQP, 2018 Disponível em:
https://ibqp.org.br/PDF%20GEM/Livro%20Empreendedorismo%20no%20Brasil%20-%20web%20compactado.pdf Acesso em: 16/06/2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). IBGE Cidades Minas Gerais João Pinheiro Panorama. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2020.

IUDÍCIBUS, S.; MARION, J. C. Curso de contabilidade para não contadores. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 22p.

IUDÍCUBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2000. 29p.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2001. 67p.

LARAN, J. A.; ESPINOZA, F. S. Consumidores satisfeitos, e então? Analisando a satisfação como antecedente da lealdade. Rev. adm. contemp. Curitiba, v. 8, n. 2, p. 51-70, jun. 2004. Disponível em . Acesso em 27/10/2020.

LOVELOCK, Christopher. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 502p.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MONTOTO, Eugenio. Contabilidade geral e análise de balanços esquematizado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

PIZZOLATO, Nélio Domingues. Introdução à Contabilidade Gerencial. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

QUINTANA, Alexandre Costa. Contabilidade básica: com exercícios práticos. De acordo com as normas brasileiras de contabilidade do CFC. Atlas, 06/2014. Disponível em: Acesso em: 14/07/2021.

RIBEIRO, J. L. L. S. A avaliação como uma política pública: aspectos da implementação do SINAES. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 57-84. Disponível em: < http://static.scielo.org/scielobooks/wd/pdf/lordelo-9788523209315.pdf >. Acesso em: 27/10/2020

SILVA, Edson Cordeiro da. Contabilidade empresarial para gestão de negócios: guia de orientação fácil e objetivo para apoio e consulta de executivos. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA, Giselda Shirley da; GONÇALVES, Maria Célia da Silva; SILVA, Vandeir José da. Histórias e Memórias: Experiências Compartilhadas em João Pinheiro. João Pinheiro: Patrimônio Cultural de João Pinheiro, 2011.

SILVA, R. da S. et al. Avaliação de empresas. 1. ed. Porto Alegre: Sagah, 2015.

SZUSTER, R; et al. Contabilidade Geral Introdução à Contabilidade Societária. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
Publicado
2023-05-02
Seção
ARTIGOS