Educação inclusiva: desafios das crianças surdas no processo de alfabetização

  • Amanda Ferreira Mendes Centro Universitário Alfredo Nasser
  • Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Lizandro Poletto Centro Universitário Alfredo Nasser
Palavras-chave: Educação inclusiva. Deficiente auditivo. Alfabetização em Libras.

Resumo

 

Resumo: O presente trabalho possui como tema principal a inclusão do aluno dentro da rede regular de ensino considerando seus direitos e quais leis garantem tal benefício ao mesmo. Uma discussão sobre o que essa Lei apresenta ao indivíduo surdo dentro do ambiente escolar. Como o professor deveria se preparar para ao atendimento a tais crianças e como sua formação lhe prepara para trabalhar num ambiente no qual se tem que alfabetizar crianças que possui deficiência auditiva e como a família exerce um papel fundamental neste processo de alfabetização, como a Língua Brasileira de Sinais é o centro de tal objetivo.

Biografia do Autor

Amanda Ferreira Mendes, Centro Universitário Alfredo Nasser

Licenciada em  Pedagogia pelo Centro Universitário Alfredo Nasser, no semestre 2022/2. E-mail: amandinhaferreiram1@gmail.com

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, PUC Goiás - Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professora Adjunta/PUC-GOIÁS-PPGE/EFPH; Doutora em História Cultural/ UNB. Mestre em Educação/UNICAMP-FE. Pedagoga/UCG (PUCGO). Líder do Diretório CNPq/PROPE/ Grupo de Pesquisa: Educação, História, Memória, Culturas em Diferentes Espaços Sociais. E-mail: zeneide.cma@gmail.com.

 

Lizandro Poletto, Centro Universitário Alfredo Nasser

Pós-Doutor em Educação – PUC/GOIÁS; Doutor em Ciências da Religião – PUC/GOIÁS; Mestre em História – UFPR-PR; Teólogo – PUC-PR; Teólogo – PUL - Roma, Itália; Bacharel em Direito – FAN-GO; Pedagogo – ULBRA-RS; Filósofo – FBB-BA; Historiador – FAN-GO; Administrador – FAN-GO; Cientista Social – ULBRA-RS; Geógrafo – FEAC-ES; Licenciado em Educação Física – Faculdade Ideal - DF; Licenciado em Biologia Unifaven-SPi; Licenciado em Letras – Unifaveni-SP. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos – FEAC-ES. Professor do Centro Universitário Alfredo Nasser, Aparecida de Goiânia, GO. E-mail: lizandro@unifan.edu.br.

 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional n.º 20, de 15/12/1998. 21 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9394/96). 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Revista da Educação Especial, Brasília, MEC/SEESP, v. 4, n. 1, p. 1-61, jan.-jun. 2008.
LAKATOS, E. V; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 4 a . ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MACEDO, SOEIRO. Yuri Miguel, Arilma de Oliveira. ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI - BAHIA: ENTRE A PROPOSTA E A PRÁTICA. ISSN 2359-4799. Volume 7/Número 1/Ano 2021 – p. 01-10. DOI: 10.36524/ric.v7il.698.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez. 2005.
OLIVEIRA, F. D.; MARQUES, L. P. Inclusão: os sentidos nas/das dissertações e teses. Temas sobre Desenvolvimento, v.12, n.70, p.25-32, set/out, 2003.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Publicado
2023-05-02
Seção
ARTIGOS