A educação pelo ensino e aprendizado da leitura à luz da complexidade e da transdisciplinaridade
Resumo
Resumo: Este estudo reflete sobre contribuições da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade na educação por meio do ensino e aprendizagem da leitura como caminho para desconstruir a fragmentação de conhecimentos que se instalou na educação. Parte-se da justificativa de que, dessa forma, o ensino e aprendizagem da leitura se tornam meio para sustentabilizar as energias investidas na educação, convergindo conhecimentos e estratégias de leitura em aprendizagens significativas, ao passo que articula a escola às histórias dos partícipes do processo de ensino e aprendizagem dentro e fora dela, assumindo-se como aprendizado de compreensão sensível das realidades dos sujeitos para a vida. Faz-se um estudo bibliográfico de fios condutores das duas teorias para o ensino e aprendizagem da leitura com base nas ciências da linguagem. Como contribuição, os resultados apontam um encontro do pensamento complexo e da transdisciplinaridade para ensinar e aprender a ler como caminho para uma educação emancipadora e cidadã comprometida com as relações ecossistêmicas.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:
< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2019.
BRASIL Estados. Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), 2018b.
Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1510096> Acesso em 29 de fev. de 2019.
BRASIL. Brasil no Pisa 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros / OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.
BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep divulga dados inéditos sobre fluxo escolar na educação básica. 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-dados-ineditos-sobre-fluxo-escolar-na-educacao-basica/21206>. Acesso em: 25 fev. 2018.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COLOMER, T.; CAMPS, A. (Orgs.). Ensinar a ler, ensinar a compreender. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CYRULNIK, B.; MORIN, E. Diálogo sobre a natureza humana. Trad. Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Palas Athena, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
KATO, M. A. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2000.
KLEIMAN. Oficina de leitura: Teoria e prática. 10. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2004a.
KLEIMAN. Leitura: Ensino e Pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 2. ed. 2. reimp., 2004b.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção de sentidos. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
KOCH, I. G. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
LIPMAN, M. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Anatakarana/ WHH- Willis Harman House, 2008.
MORAES, M. C; NAVAS, J. M. B. Transdisciplinaridade, criatividade e educação. Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MORAES, M. C; NAVAS, J. M. B; MENDES, P. C. (Orgs.). Ética, docência transdisciplinar e Histórias de Vida: Relatos e reflexões em valores éticos. Brasília: Liber Livros, 2014.
MORIN, E. A noção de sujeito. In. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Orgs. Dora Fried Schnitman; Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
MORIN, E. Ciência com consciência. Trad. D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2011
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Trad. Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, E: DÍAZ, C. J. D. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. Trad. Irene Reis dos Santos. São Paulo: Palas Athena, 2016.
NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Trad. Cláudia Shilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.