A educação pelo ensino e aprendizado da leitura à luz da complexidade e da transdisciplinaridade

  • Edney Gomes Raminho Universidade Católica de Brasília (UCB),
  • Luiz Síveres Universidade Católica de Brasília (UCB)
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da leitura, educação ecossistêmica, recriação da leitura.

Resumo

Resumo: Este estudo reflete sobre contribuições da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade na educação por meio do ensino e aprendizagem da leitura como caminho para desconstruir a fragmentação de conhecimentos que se instalou na educação. Parte-se da justificativa de que, dessa forma, o ensino e aprendizagem da leitura se tornam meio para sustentabilizar as energias investidas na educação, convergindo conhecimentos e estratégias de leitura em aprendizagens significativas, ao passo que articula a escola às histórias dos partícipes do processo de ensino e aprendizagem dentro e fora dela, assumindo-se como aprendizado de compreensão sensível das realidades dos sujeitos para a vida. Faz-se um estudo bibliográfico de fios condutores das duas teorias para o ensino e aprendizagem da leitura com base nas ciências da linguagem. Como contribuição, os resultados apontam um encontro do pensamento complexo e da transdisciplinaridade para ensinar e aprender a ler como caminho para uma educação emancipadora e cidadã comprometida com as relações ecossistêmicas.

Biografia do Autor

Edney Gomes Raminho, Universidade Católica de Brasília (UCB),

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), mestrado em Educação pela mesmainstituição; especialização em Língua Portuguesa e licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); pós-graduanda em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil pela Universidade Católica de Brasília. E-mail: edygomesraminho@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9615-1142

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacionais pela Universidade Católica de Brasília e Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Saúde de São Paulo. Atualmente, é Professor/Pesquisador Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Autor e organizador de livros, publicação de capítulos e artigos. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Diálogo - um processo pedagógico transversal e Pesquisador Produtividade (PQ2). E-mail: luiz.siveres@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4735-6066

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:

< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2019.

BRASIL Estados. Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), 2018b.

Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1510096> Acesso em 29 de fev. de 2019.

BRASIL. Brasil no Pisa 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros / OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.

BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep divulga dados inéditos sobre fluxo escolar na educação básica. 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-dados-ineditos-sobre-fluxo-escolar-na-educacao-basica/21206>. Acesso em: 25 fev. 2018.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COLOMER, T.; CAMPS, A. (Orgs.). Ensinar a ler, ensinar a compreender. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CYRULNIK, B.; MORIN, E. Diálogo sobre a natureza humana. Trad. Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Palas Athena, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

KATO, M. A. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2000.

KLEIMAN. Oficina de leitura: Teoria e prática. 10. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2004a.

KLEIMAN. Leitura: Ensino e Pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 2. ed. 2. reimp., 2004b.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção de sentidos. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

KOCH, I. G. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

LIPMAN, M. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.

MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Anatakarana/ WHH- Willis Harman House, 2008.

MORAES, M. C; NAVAS, J. M. B. Transdisciplinaridade, criatividade e educação. Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MORAES, M. C; NAVAS, J. M. B; MENDES, P. C. (Orgs.). Ética, docência transdisciplinar e Histórias de Vida: Relatos e reflexões em valores éticos. Brasília: Liber Livros, 2014.

MORIN, E. A noção de sujeito. In. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Orgs. Dora Fried Schnitman; Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MORIN, E. Ciência com consciência. Trad. D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2011

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Trad. Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E: DÍAZ, C. J. D. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. Trad. Irene Reis dos Santos. São Paulo: Palas Athena, 2016.

NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Trad. Cláudia Shilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
2023-05-02
Seção
AUTORES CONVIDADOS