EDITAL – CHAMADA PARA ARTIGOS E RESENHAS PARA O DOSSIÊ: GESTÃO, GASTRONOMIA E CULTURA

2024-09-11

capa.jpg

ALTUS CIÊNCIA - ISSN 2318-4817 é uma revista produzida pela Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP). Com periodicidade semestral e circulação nacional, é destinada à publicação de trabalhos inéditos que possuam perspectiva científica.

A Revista aceita trabalhos sob a forma de artigos/ensaios, entrevistas e traduções.

DATA LIMITE PARA A SUBISSÃO: 15/11/2024

PREVISÃO DE PUBLICAÇÃO 30/01/2025

Não serão aceitos trabalhos escritos por IA, todos os trabalhos serão submetidos ao rastreamento de plágio e só serão aceitos trabalhos com um índice de até 15% devidamente referenciados.

 

O template oficial da Revista Altus Ciência está disponível para download em nosso site, no seguinte endereço:

https://docs.google.com/document/d/1BSizFZ8dVHHw2xFSVJT2CWKvAzAAfaxa/edit?usp=sharing&ouid=102708666006460602769&rtpof=true&sd=true.

SUBISSÕES NO SEGUINTE LINK:  http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/about/submissions

 

EMENTA

 

Este dossiê propõe uma reflexão abrangente sobre as temáticas relacionadas à gestão, gastronomia e cultura, abordando suas interfaces técnicas, operacionais e lógicas. Fruto de estudos que exploram as dinâmicas de trabalho no ambiente da cozinha, o papel da formação de cozinheiros, tanto profissionais quanto amadores, e as nuances da gestão gastronômica, empresarial, laboratorial e consultiva, o dossiê ainda destaca a importância do resgate cultural em torno dos alimentos e preparos tradicionais brasileiros. Além disso, trata da cultura popular e de técnicas culinárias esquecidas ao longo da história. Com uma abordagem multidisciplinar, busca examinar as interseções entre gestão e gastronomia, refletindo sobre a cultura alimentar e a tradição gastronômica. Entre os pontos relevantes estão: as relações de poder e hierarquia nas cozinhas, que afetam a eficiência e o bem-estar, considerando a discriminação racial e de gênero; o impacto do estresse e das longas jornadas sobre a saúde mental dos profissionais; a importância do treinamento contínuo e do desenvolvimento de habilidades para o crescimento financeiro e a satisfação profissional. No âmbito da gestão gastronômica, discute-se a eficiência operacional, a sustentabilidade e a incorporação de inovações e tendências. A gestão empresarial é analisada sob o prisma do planejamento estratégico, marketing, comunicação e gestão financeira. No contexto laboratorial, o foco recai sobre o controle de qualidade e a inovação nas pesquisas. O resgate cultural, com ênfase na preservação de técnicas tradicionais e na educação alimentar, é destacado como um fator que fortalece a identidade gastronômica brasileira. A influência da culinária na cultura popular, bem como a gastronomia como uma forma de expressão cultural, são exploradas, refletindo sobre a ligação entre os hábitos alimentares e a identidade nacional. A formação de cozinheiros é abordada sob os aspectos curriculares e de capacitação, com ênfase na importância do desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas. Por fim, questões de liderança, motivação, gestão de mudanças e o impacto da tecnologia e inovação no ambiente gastronômico são igualmente relevantes para o sucesso e a competitividade dos negócios na área.

 

 

ORGANIZADORES

Profa. Claudia Porto Leal

Profa. Eva Mendes Monteiro

Prof. João Batista Ferreira

Prof. Rodrigo, de Aguiar Ferreira

Profa. Roseane Grossi Silva

Prof. Saulo Pereira Gonçalves

Prof. Unilson Gomes Soares